inscrição de empresas para experimentar a jornada semanal de trabalho de 4 dias já está disponível no Brasil

Iniciativa prevista para iniciar em novembro e com duração prevista até abril de 2024; resultados dos ensaios indicaram um aumento na eficiência.

Um novo modelo de trabalho, envolvendo uma semana de quatro dias, está prestes a ser testado, rompendo com a tradição de mais de um século da semana de cinco dias estabelecida por Henry Ford, que se tornou uma norma global.

Foto divulgação 

No Brasil, a partir de novembro, os funcionários de empresas brasileiras inscritas no projeto-piloto da Semana de 4 Dias (4 Day Week Brazil) terão a oportunidade de vivenciar essa realidade. Esse modelo reduzirá a carga horária semanal de 40 para 32 horas, sem alterações salariais.

De acordo com a 4 Day Week Global, mais de 85 empresas já manifestaram interesse, e as inscrições estão abertas no site do projeto. No dia 19 de julho, será realizada a última sessão de esclarecimentos para sanar dúvidas sobre o programa.

A iniciativa é conduzida pela consultoria de felicidade corporativa Reconnect Happiness at Work e pela 4 Day Week Global, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Boston College. O projeto terá início em novembro de 2023 e está programado para terminar em abril de 2024.

A organização está conduzindo estudos em empresas ao redor do mundo para experimentar a semana de trabalho de quatro dias, com o objetivo de melhorar a produtividade, a satisfação dos funcionários e promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Após ser testado em países como Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda e Dinamarca, o projeto da semana de quatro dias demonstrou resultados positivos, incluindo aumento da produtividade e receita das empresas, além de redução do estresse, ansiedade e esgotamento dos funcionários.

Foto freepik / pessoa ansiosa 

O Brasil, considerado o país mais ansioso do mundo e o segundo em sintomas de esgotamento profissional, parece ser um lugar ideal para avaliar os efeitos da redução da jornada de trabalho. Segundo uma pesquisa, 80% dos trabalhadores brasileiros sofrem com sintomas de síndrome de esgotamento profissional.

A metodologia da semana de quatro dias será a mesma utilizada em outros países, seguindo o modelo chamado 100-80-100: 100% de salário, 80% de tempo de trabalho e 100% de produtividade. Os participantes receberão orientações, estratégias e apoio para lidar com a reestruturação da semana de trabalho, métricas de desempenho, gerenciamento do tempo e mudanças na comunicação.

No Brasil, está sendo discutida a implementação de uma redução na jornada de trabalho por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/1995. Essa medida visa diminuir a carga horária atual de 44 horas semanais para 40 horas. No entanto, apesar de ter sido apresentada há quase duas décadas, essa proposta ainda está em processo de análise no Congresso Nacional desde 1995. Em 2009, houve uma movimentação relevante quando a PEC foi aprovada em uma comissão especial. Desde então, não ocorreram novas votações sobre o assunto, e apenas ações dos parlamentares poderiam impulsionar sua tramitação novamente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem